A Ozelame

Historia Ozelame (15)Desde 1938 a Ozelame tem operado na Serra Gaúcha. A Ozelame é uma empresa de origem familiar italiana, que procura constantemente melhorar seus serviços através da busca de soluções em transporte para a sociedade Caxiense e da Região.

Isto se faz através de itinerários, colocando melhores ônibus dentro da categoria para o conforto do usuário, pontualidade, busca de qualidade no atendimento a seus clientes e trabalha de acordo com a Metroplan procurando atender as tarifas, mais acessíveis ao público em geral.

Apesar dos novos tempos onde cada vez mais as empresas perdem seu caráter pessoal, a Ozelame cultiva, dentro de seu quadro de funcionários o clima familiar e de amizade e o mesmo ocorre no atendimento aos clientes.

Nossa clientela engloba as cidades da Serra Gaúcha como: Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Roca Sales, Nova Roma, Antônio Prado, Cel. Pillar, Encantado e Farroupilha, além de escolas, grupos esportivos, religiosos, recreativos e corporativos que utilizam nossos serviços através da contratação de ônibus particulares.

História

A empresa foi fundada por Albino Ozelame. Iniciou suas atividades de transporte de passageiros em 1938 quando adquiriu a Empresa Lunardi. O único capital era um caminhão Chevrolet 1937, com carroceria adaptada para ônibus feita em madeira, tolda de lona e movido a gasolina. A primeira linha era a que ligava Guaporé a Bento Gonçalves.

Na época as estradas eram precárias, haviam muitos pontilhões e os riachos eram atravessados nos trechos de menor profundidade. Como se não fosse o suficiente ainda veio a Segunda Guerra Mundial e com ela a escassez de energia. O Sr. Albino vendeu a linha para seu irmão e com muita sorte foi premiado em uma loteria. Comprou um hotel em Bento Gonçalves que deixou aos cuidados de sua esposa Dona Anita. Sua paixão pela estrada e por este tipo de transporte fez com que reiniciasse suas atividades nos transportes ao lado de seu Irmão mais velho, Fiorelo. Após algum tempo adquiriu a linha e continuou com as viagens que na época, devido ao estado das estradas eram feitas com constantes paradas em oficinas para reparos.

Os filhos Acyr, Ary e Almir começaram cedo nesta atividade. Por volta dos 10 anos de idade já trabalhavam com seu pai, e esta empresa encontra-se hoje administrada pela sua terceira geração, atendendo as principais cidades da Encosta Superior do Nordeste.

A Ozelame opera em Turismo desde 1945. Na época atendia colégios com excursões à curta distância bem como viagens mais longas aos países do Cone Sul em carros sem toillette à bordo.

Hoje, a Empresa Ozelame volta-se principalmente ao Transporte Regular de Passageiros e busca aprimorar seus serviços especializando seu pessoal, dando cursos de aprendizado técnico e de relações humanas.

Hoje conhecer a Serra Gaúcha sem falar um pouco sobre esta empresa torna-se um pouco difícil, pois muitas das pessoas que criaram riquezas tiveram parte de sua história dentro dos ônibus desta transportadora.

Veja algumas fotos que marcaram nossa história: